domingo, 8 de janeiro de 2012

Diferenças entre oficina e palestra

Caros amigos,


Atendendo a pedidos, vamos estabelecendo umas diferenças entre oficina e palestra.

Há duas formas básicas de fazer palestra: uma participativa, onde o palestrante interage com o público, através de perguntas e comentários; outra tradicional, onde o público apenas ouve e o palestrante apenas fala. As duas formas são válidas e entre elas há diversas variações, a depender do tema, do estilo do público e do palestrante.

Já as oficinas são extremamente participativas. Estão alicerçadas na ideia de construção coletiva de saberes. Assim, o público interage com o facilitador, seja através de movimentos, expressões corporais, artísticas, confecção de material; seja através de análise e exposição de ideias. As oficinas compreendem uma gama de estratégias que podem ser usadas, para que todos se envolvam no processo do aprendizado e cheguem a conclusões de forma coletiva e individual.

Para escolher entre uma palestra e uma oficina, depende do tema, do tempo de trabalho, do público e do objetivo do evento. O mais importante é, realizando uma ou outra, fazer um planejamento com antecedência, ter domínio do assunto abordado, ter o material revisado. Assim, o sucesso estará mais garantido.

Façam suas escolhas, se preparem e brilhem! Um excelente trabalho para todos!!

5 comentários:

VitaMóre disse...

Obrigada Naurelita. Você me ajudou muito com a sua nova postagem. Obrigada, também, pelo comentário carinhoso que você postou em meu Blog. Pode apostar que vou precisar de sua ajuda..............rsrsr
Grande beijo!!

Consultoria RH disse...

Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

magda Moreira disse...

Oi, amiga!! Estou visitando seu blog e gostei muito dele. Muito instrutivo e competente é o seu blog. Quando puder, passa no meu blog que é de educação infantil. Bjs!!
www.mundocoloridodacrianca.blogspot.com

Matheus Amaral disse...

Naurelita minha flor....adorei o blog ! e serviu pra mim pois esse ano termino o ensino medio no curso de professores...Gostei muito do blog e desse texto também...Estou seguindo !
http://amaralstarlight.blogspot.com/

Naurelita Maia disse...

Caros amigos, Daniela, Magda, Kelly, muito obrigada pela visita e pelos elogios. Continuem conosco. Toda sugestão é bem vinda! Sucesso na sua carreira educativa!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...