domingo, 8 de janeiro de 2012

Diferenças entre oficina e palestra

Caros amigos,


Atendendo a pedidos, vamos estabelecendo umas diferenças entre oficina e palestra.

Há duas formas básicas de fazer palestra: uma participativa, onde o palestrante interage com o público, através de perguntas e comentários; outra tradicional, onde o público apenas ouve e o palestrante apenas fala. As duas formas são válidas e entre elas há diversas variações, a depender do tema, do estilo do público e do palestrante.

Já as oficinas são extremamente participativas. Estão alicerçadas na ideia de construção coletiva de saberes. Assim, o público interage com o facilitador, seja através de movimentos, expressões corporais, artísticas, confecção de material; seja através de análise e exposição de ideias. As oficinas compreendem uma gama de estratégias que podem ser usadas, para que todos se envolvam no processo do aprendizado e cheguem a conclusões de forma coletiva e individual.

Para escolher entre uma palestra e uma oficina, depende do tema, do tempo de trabalho, do público e do objetivo do evento. O mais importante é, realizando uma ou outra, fazer um planejamento com antecedência, ter domínio do assunto abordado, ter o material revisado. Assim, o sucesso estará mais garantido.

Façam suas escolhas, se preparem e brilhem! Um excelente trabalho para todos!!

5 comentários:

Vitamóre disse...

Obrigada Naurelita. Você me ajudou muito com a sua nova postagem. Obrigada, também, pelo comentário carinhoso que você postou em meu Blog. Pode apostar que vou precisar de sua ajuda..............rsrsr
Grande beijo!!

magda Moreira disse...

Oi, amiga!! Estou visitando seu blog e gostei muito dele. Muito instrutivo e competente é o seu blog. Quando puder, passa no meu blog que é de educação infantil. Bjs!!
www.mundocoloridodacrianca.blogspot.com

Matteus Amaral disse...

Naurelita minha flor....adorei o blog ! e serviu pra mim pois esse ano termino o ensino medio no curso de professores...Gostei muito do blog e desse texto também...Estou seguindo !
http://amaralstarlight.blogspot.com/

Naurelita Maia disse...

Caros amigos, Daniela, Magda, Kelly, muito obrigada pela visita e pelos elogios. Continuem conosco. Toda sugestão é bem vinda! Sucesso na sua carreira educativa!

Unknown disse...

Obrigado, gostei muito de seu blog me ajudou bastante a esclarecer minha dúvida.🌹

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...